top of page

Strobe Edge: Injusto não ter anime

  • Mari
  • 26 de dez. de 2016
  • 4 min de leitura

O melhor do romance imerso à uma história intensa e simples.

A sensação de quando acaba a última página, do último capítulo de Strobe Edge, é que você quer ler mais. Quer ainda continuar se surpreendendo com a história, de amar os personagens e seus sentimentos, de simplesmente ver a história seguir sem interrupção.

Uma linda história, que, apesar de ter alguns defeitos (que irei citar mais para frente), ainda consegue te prender de tal forma, que tudo que queremos é lê-la... lê-la cada vez mais.

 

Dados

Nome: Strobe Edge

Tipo: Mangá

Categoria: Romance, drama

Autora/Desenho: Io Sakikasa (Ao Haru Ride)

Ano: 2007

Status: COMPLETO (36 capítulos)

 

Sinopse

Ninako é uma empolgada estudante que cruzou em sua escola com um rapaz chamado Ren. Por ser muito popular e constantemente desejado pelas garotas, ele se mostra alguém frio que parece não conseguir sorrir. Os olhos de Ninako imediatamente se enganam quando descobre, em gestos muito sutis, que por trás de Ren existe uma alma ímpar, regado de gentilezas.

Convivendo com ele, Ninako está cada vez mais certa, que uma grande e sincera paixão por Ren cresce dentro dela.

 

Review

Ler e simplesmente não comentar sobre o mangá, é uma ação quase que sufocante. Por isso, é mais do que necessário um review completo sobre ele.

(Atenção: Contém leves spoilers)

Então, antes de falar da incrível parte boa de Strobe Edge, sinto a necessidade de elencar os defeitos singelos, porém que incomodam ao longo da história.

O primeiro e mais destacado, é um personagem que sofre injustamente durante os longuíssimos capítulos até o último diálogo do mangá. Como se não bastasse, não foi entregue à ele um final ao menos digno por tudo que passou, e isso é bem desconfortável.

O delicioso ritmo criado pela própria história também se torna um defeito. Muito bom no começo, mas aos poucos vai se amargando, perdendo o encanto. Até que chegamos em um clímax onde ler os capítulos seguintes é apenas por inércia, na esperança de voltar o antigo Strobe Edge. Por fim, acaba voltando e por isso esse é um detalhe ruim que é facilmente esquecido (o final conserta tudo!)

Durante a leitura, a sensação que temos é que os sentimentos de cada personagem são levados ao extremo. Tanto os bons quanto os ruins. Mas, em especial os ruins são excessivamente explorados e isso de certa forma, se torna bem cansativo. É como se, nossos olhos já estivessem exauridos de ver tanta sucessão de coisas tristes. Não digo que o mangá é inteiramente assim, muito pelo contrário, a maioria esmagadora dele é de um belíssimo conto de romance. Mas, quando chegamos à parte em que todo esse estresse vem à tona, é meio impossível não recordar depois.

Depois de citar as partes ruins, que repetindo aqui, são poucas diante de toda a história, vamos finalmente ao lado que nos transborda de bons sentimentos desde o primeiro capítulo. Strobe Edge começa com uma proposta muito simples (e talvez por isso, somos facilmente surpreendidos) e, de repente, nos demos conta do quão bom o mangá se tornou. Parece que a tímida história cresce de tal forma, que é impossível simplesmente largar a leitura.

O motivo crucial para isso, definitivamente é o drama exageradamente bem explorado, isso é, os fatos são contados com uma intonação bonita, poética e excessivamente sentimental (sem ser cansativo). Isso torna momentos que poderiam ser banais, em uma nova perspectiva realmente emocionantes e valiosos diante do leitor. Algo como isso é muito raro em mangás de romance e é determinante para envolver-se na história.

Outro detalhe importantíssimo, é as "sacadas" sutis dos personagens. Muitas situações, basta reparar nas expressões deles para entender o que estão pensando, sentindo e sua personalidade. Não precisa haver diálogos desnecessários para apenas mostrar o que já está óbvio. Isso, além de afirmar que o leitor é inteligente o bastante para compreender onde não há nada escrito, também nos ensina a valorizar a expressão de cada personagem. É um (maravilhoso) prato cheio para conhecermos detalhes importantíssimos que constrói a personalidade deles. Obrigada Strobe Edge por nos dar sempre essa oportunidade.

Quando as expressões já nos contam muitas coisas

E por fim, muitas coisas no mangá reafirmam constantemente o quanto ele é belo. Isso basicamente, enriquece e dá vida ao shoujo. Começando pelos personagens, em que todos eles mesmo tendo por vezes motivos egoístas ou injustos, não agem de forma banal. Você consegue sentir que realmente estão vivendo aquilo com sua devida importância, cada momento. Juntando isso às situações onde cada um deles são colocados, incorpora no leitor uma sensação única de euforia em acompanhar cada capítulo da história.

 

Conclusão

Acredito que, consegui depositar nesse post todos os sentimentos que tive ao concluir Strobe Edge. Um mangá que, definitivamente merecia um belíssimo anime, com trilha sonora e animação à altura. Infelizmente, como a data de publicação é muito tardia (2007) é praticamente nula a possibilidade de tal fato acontecer. Mas, se deliciar no mangá nos fornece uma experiência única e emociante. Definitivamente, vale muito à pena.

(E quem que não gosta de um triângulo amoroso?)

 

Galeria de Imagens

(Clique para ampliar)

 
 
 

Comments


Parfait Shoujo por Mari

bottom of page