O impressionante "Yuri!!! on Ice"
- Parfait Shoujo
- 28 de dez. de 2016
- 6 min de leitura

Ô porque do anime ser o mais surpreendente da temporada Outubro/2016 que emplacou vendas altíssimas no Japão!
Yuri on Ice possui motivos muito óbvios para se tornar um dos destaques de 2016 e ser, por exemplo, o assunto de anime mais twittado no Japão. A ambientação ímpar de patinação no gelo, a narrativa fluída e vibrante, personagens carismáticos e uma excelente animação, só poderia ser uma receita de sucesso. E foi, facilmente.
O anime já mostra "há que veio" desde o primeiro episódio, que na época me impressionou tanto, que escrevi um post inteiro apenas comentando seus pontos fortes. Bastaram 20 minutos para o resultado ser uma rara euforia em despejar os sentimentos que capturei naquele primeiro contato com Yuri on Ice. Pois bem, isso só não melhorou como o final superou minhas expectativas.
― Dados ―

Nome: Yuri on Ice (ユーリ!!! on ICE)
Gênero: Drama, esporte, comédia
Episódios: 12
Estúdio: Mappa (Zankyou no Terror)
― A História ―
Logo no primeiro episódio, já se percebe uma narrativa muito divertida de se acompanhar, um contexto que não estamos acostumados ver (e, tão interessante!) e um personagem que, muito provavelmente, torceremos por ele seja o que vier. Se, a história fosse apenas um patinador desanimado tentando superar uma queda em sua carreira, já seria bom! Mas, é aí que a magia do anime nasce, mostrando que Yuri on Ice poderia nos apresentar algo que alavancaria a história repentinamente, de uma só vez, para tornar tudo mais divertido.

Atitudes que transformaram o rumo da história dos personagens
As expectativas aumentam assustadoramente, um rumo inesperado para a história. Uma perspectiva totalmente nova: o protagonista começa a vivenciar um sonho que nunca imaginou acontecer. Como se não bastasse esse gatilho constante para tornar tudo mais excitante, logo de cara já precisamos acompanhar um desafio que decidirá o rumo de toda a história. É a primeira experiência que temos em torcer verdadeiramente pelo nosso querido protagonista, principalmente quando seu rival é tão irritante. Mesmo sendo o primeiro desafio, ele se mostra ser extremamente difícil e o resultado com certeza será inovador. Dito e feito: os personagens, com essa experiência se descobrem de tal forma, que as mudanças provocadas os acompanham até o último episódio.
Tudo isso que descrevi, foram apenas os dois primeiros episódios.
E a história segue surpreendendo cada vez mais, construindo um sentimento especial ao espectador em acompanhá-la, sempre provando que cada acontecimento é de extrema importância. Em Yuri on Ice, não há tempo para desperdiçar com episódios gratuitos.
― Os Personagens ―
Viktor Nikiforov

Antes de falar do protagonista, é preciso comentar de Viktor Nikiforov, o patinador mais talentoso do anime. A "lenda viva" da patinação do gelo, quebrou recordes mundiais e segue em busca da perfeição e inovação. Logo no início do anime, vemos um Viktor no auge de sua carreira que subitamente para de competir para se tornar um técnico. Uma área completamente nova pra ele, onde mostra muita das vezes inexperiência em sua função (por motivos óbvios). Isso pode se tornar bastante problemático, quando o seu aluno é alguém frágil, nervoso e pouco confiante. Mas, com a sabedoria que carrega de sua carreira de sucesso, Viktor busca cumprir o seu papel com calma diante desses obstáculos. O pódio só foi sempre alcançado por eles, graças principalmente ao desempenho do próprio protagonista, que vou falar agora.
Yuri Katsuki

Chegamos nele. Yuri é o nosso querido protagonista, e é fácil chamá-lo assim após ver um desempenho fenomenal, transbordado de esforço. Sua paixão pelo esporte é verdadeira, mas ele sente o peso que é conseguir transmitir isso em um ringue tomado pela energia competitiva. Realizar então, esse fato com sucesso, resulta em uma plateia vibrada em sua apresentação e o técnico com os olhos cheios de lágrimas.
Mas, nem toda hora é assim. Toda vez antes de se apresentar, sentimos a enorme pressão depositada no protagonista e o quão difícil é lidar com isso. E é realmente, toda vez. Como já havia citado anteriormente, Viktor como papel de técnico consegue sustentar muito bem essa situação delicada, porém sabemos que ele não é o Yuri. Então, não importa o que aconteça, o resultado final sempre vai depender do competidor e sua habilidade em controlar o psicológico. Acompanhando a evolução e o imenso esforço por trás disso, é satisfatório de tal forma que roemos as unhas na expectativa de tudo dar certo. Até o final!

À pressão e o esforço constante para falhar o menos possível
Yuri Plisetsky

Dá pra entender porque esse competidor russo é tão irritante e estressado. Ele com seus 15 anos precisa emplacar experientes competidores, a falta de coragem portanto, não pode ser uma opção. Mas, ele é EXCESSIVAMENTE irritante. De cara, já acompanhamos um fracasso completo de Yuri Plisetsky quando foi enfrentar o enferrujado protagonista, o que deixa o russo possesso de raiva. Onde tudo então iria para água baixo, ele altera a ordem natural das coisas fazendo algo muito mais difícil: dar a volta por cima. Realmente, coragem para ele é o que não falta!
― Parte Técnica ―
Não é a melhor animação que existe, mas é suficiente o bastante para transmitir os sentimentos na performance de cada personagem. Não só isso, mas também para mostrar o grau de dificuldade de cada técnica. Entendendo melhor a apresentação dos competidores, o espectador acaba ficando muito mais envolvido.

Cenas de patinação: boas o suficiente para transmitir os sentimentos
A importância da trilha sonora é evidenciada em Yuri on Ice, pois a escolha das músicas nas performances significa muita coisa. A interpretação que o personagem tem, o que ele sente, o que ele deseja mostrar ao público. E é curioso observar o quanto as músicas diferem entre cada competidor, vira uma grande "salada mista" cultural (considerando que há pessoas de diversos lugares do mundo). Não posso deixar de destacar a música escolhida pelo Viktor, "Eros", para a apresentação do protagonista.
"Eros" é uma música que representa sensualidade, ou seja, o competidor precisa encarnar o próprio "sex appel" em sua apresentação. Agora imagine Yuri com sua personalidade inocente e gentil, ao subir no ringue tendo que deixar Don Juan no chinelo. Essa foi uma oportunidade única em sua carreira de descobrir um lado que ele sequer tinha imaginado.

Coragem e ousadia do protagonista em interpretar "Eros", resultado de sua paixão pelo esporte

Reação dos avaliadores com a postura de Yuri, logo que sobe ao ringue
"Eros" significa tantas coisas, além das que eu citei anteriormente, ainda é um simbolismo da nova carreira de Yuri, o seu renascimento. Pelo grau de dificuldade que a própria performance representa à ele, seus sentimentos foram obrigados à ser aflorados para executá-la com perfeição, à frente de uma platéia cuidadosamente avaliadora. Mas, isso não é um problema, segundo o protagonista:

A maneira como Yuri se motiva
― O final ―
O final é muito interessante por quebrar o clichê de que protagonista tem sempre que vencer. Yuri on Ice mostra que a realidade não poderia seguir para esse rumo, pelo simples fato de que Yuri ainda precisava evoluir muito mais. Apesar desse sentimento levemente frustrante que temos, por estar tanto tempo torcendo pelo protagonista, de forma alguma culpamos o anime. Essa na verdade, era uma realidade que pouco a pouco começamos a aceitar nos últimos episódios, caso contrário seria muita forçação de barra. Yuri on ice, surpreendendo até o final!

A promessa para conquistar o ouro na próxima competição
Motivo bônus: Patinação no gelo é lindo!

Elegância e precisão
Mas... e o yaoi?
A staff não confirmou se existe mesmo um relacionamento homossexual, mas Yuri e Viktor dão sinais claros de sentirem algo muito mais profundo que amizade. A espontaneidade em que a relação cresce é evidente desde o início. Começando por Yuri ter uma imensa admiração por Viktor desde a sua infância. Seu quarto sempre foi forrado por postêrs da lenda do esporte por toda parte, portanto é com certeza o Viktor responsável pela paixão de Yuri à patinação do gelo. Quando ele recebe a proposta para ser treinado pelo russo, os sentimentos acumulados durante todo seu esforço por aquilo que mais ama vieram à flor da pele. Estava fora de controle e por isso, o desejo obsessivo de ter Viktor sempre perto. Descobrindo ao longo do tempo, através da intimidade tão sincronizada por ambos, à incrível personalidade do técnico, fez com que Yuri desejasse-o só pra ele. Esses sentimentos foram conduzidos ao ringue, no momento em que o protagonista precisava de um gatilho para despertar o seu melhor lado.

O fascínio pelo técnico transformou no desejo em tê-lo
― Trailer ―
Trailer mostra o feeling do anime
― Opening ―
Uma das melhores aberturas que já assisti
― 2ª Temporada ―
Não tinha tanta certeza da possibilidade de uma continuação, minhas expectativas mudaram após ver a última imagem do episódio final:

Nos mantenhamos atentos!
Comments