Os (raros) shoujos violentos
- Mari
- 2 de fev. de 2017
- 5 min de leitura

(à esquerda)"Otome Youkai Zakuro ; (à direita)"Akatsuki no Yona"
Quando se fala em shoujo é clara a sua definição: Costumam ser belos, simplórios e carregado de emoções que envolvem o universo de meninas jovens.
Agora, imagine inserir essas características em uma história hostil, com sangue à vontade?
À primeira vista, o resultado não se encaixaria. Mas o que se percebe nesses animes é algo tão complexo que poderia ser um "novo gênero" ou, como alguns gostam de chamar: desconstrução de gênero.

Comparativo entre "Akagami no Shirayuki-Hime" (à esquerda) e "Otome Youkai Zakuro" (à direita)
Um pouco mais de sangue?
SOBRE O ESTILO
Esse tipo de anime é raro porque sua fórmula é perigosa: manter os padrões femininos só que, carregados de cenas de ação e tudo que tem direito. O que não o torna um shounen de uma vez é a insistência em agradar meninas, que além da história ser do ponto de vista delas ainda mostra somente coisas de seu interesse. Há homens que ainda assiste esse tipo de anime, mas parece que não são completamente feito para eles, há muitas cenas desnecessárias.
Ao mesmo tempo que, meninas fiquem frustradas pela quantidade anormal de lutas sanguinárias, sentindo que o anime ignoram as expectativas (quando sabem que estão assistindo um shoujo). É por isso que uma fórmula perigosa, muito provavelmente irá desagradar tanto homens quanto mulheres.
Mas é aí que entra pessoas com um gosto peculiar que se encaixa perfeitamente à proposta do gênero, como à que vos escreve esse post.

PÚBLICO-ALVO
Já imaginou um romantismo com um pouco de adrenalina, só para nos certificarmos de que nem tudo são flores (mesmo parecendo)?
Você sabe que esse tipo de anime não fugirá muito da pegada feminina e delicada que todo shoujo precisa ter, mas uns calos daria um pouco mais de "realismo" aos fatos. Fora que fica muito mais interessante.
Por isso, esse gênero agrada muito quem gosta de duas coisas: ação e shoujo.
TÍTULOS
Confesso que podem existir mais animes desse estilo, mas eles são muito raros de se encontrar. Primeiro porque não são muito famosos "por natureza" e segundo que nem todo mundo gosta, por isso nem sempre fazem boas recomendações. Mas vamos dar a devida atenção à eles aqui, são no mínimo, inovadores.
Então, vamos aos animes!
"Akatsuki no Yona"
("Yona of the Dawn")

Gênero: Shoujo, ação, aventura
Episódios: 24
Estúdio: Pierrot (Naruto, Bleach)
Nota MyAnimeList: 8,23
Tem mangá? Sim, em publicação com 135 capítulos
Esse vem primeiro, porque foi o anime que me fez descobrir o gênero. Inesquecível foi o meu espanto, quando após 20 minutos de puro shoujo bobinho a protagonista flagra um golpeamento no estômago. Se eu falar mais que isso, estarei dando muitos spoilers, então focarei apenas nos pontos fortes do anime.
O primeiro deles, é a sua tremenda carga dramática logo no primeiro episódio. Facilmente desperta a curiosidade em qualquer um que veja, em ao menos saber o que virá em seguida. Bem, quando o "em seguida" mostra ser algo ainda melhor, não é necessário provar mais ô porque sua história é tão boa.
Porém, o mais interessante sem dúvidas, é a dose ideal de prosseguimento que história tem, sem estagnação desnecessária que cansa o espectador. Isso é, os fatos vão progredindo, coisas vão gradativamente mudando para enfim, sentir que houve uma evolução enorme no final. E isso é excelente, pois quem acompanha o anime estava com todas as expectativas para se concluir essa evolução. Obrigada por mostrar isso de forma tão requintada, Akatsuki no Yona!

História fluída, que gradativamente evolui
Além do fato de ser um shoujo com doses boas de violência, o anime ainda está inserido em uma ambientação aventura. Sim, daqueles típicos em que os personagens não tem certeza do dia de amanhã, ou seja, um futuro bem incerto. Mas isso é neutralizado com um clima light de comédia e personagens sensatos. Um prato cheio de diferentes gêneros, mas bem trabalhados, fazem com que desejássemos encontrar (muitos) outros Akatsuki no Yona por aí.


O anime consegue dosar bem os gêneros
Por fim, não posso deixar de mencionar os personagens. Há uma gama enorme deles (o que se pode observar na abertura), mas possui personalidades detalhadamente distintas. Admito que alguns são um pouco clichês, mas outros são realmente surpreendentes.
Um ponto muito positivo se tratando de personagens é que, no anime, quando você cria a noção de que ele é forte, saiba que nunca vai te decepcionar. Se aparece um inimigo mais fraco, este com certeza será derrotado em um golpe sem dó e nem piedade. Portanto, terão inimigos mais fracos e outros mais fortes, mas fica muito evidente até onde cada um pode chegar.
E é claro, a protagonista cumpre muito bem seu papel sendo destaque no anime. Isso porque somos surpreendidos com suas atitudes perante situações extremas, revelando-se ter muito mais qualidades do que inicialmente achávamos. Coragem, esforço e carisma acompanham a vida da garota que mal pode perceber quanto obstáculo precisou enfrentar.

A evolução da protagonista Yona
Screenshots



"Otome Youkai Zakuro"
("Girl Demon Zakuro")

Gênero: Shoujo, ação, romance, histórico
Episódios: 13
Estúdio: J.C. Staff (DanMachi, Toradora)
Nota MyAnimeList: 7,60
Tem mangá? Sim, sendo publicado. Atualmente 70 capítulos
Fui obrigada à pausar o anime logo nos primeiros 10s. Quando vi uma menina de kimono rasgando o demônio no meio, com uma cara inocente dizendo "Você é muito bem-vindo", já percebi que poderia ser justamente o estilo em que descrevo neste post. E não me enganei (ufa!).
Otome Youkai Zakuro, que irei abreviar aqui para "Otome Youkai" para ficar mais fácil, é diferente em vários sentidos. Na verdade, ele não possui um formato muito padrão, é difícil concluir o gênero dele. Se sabe que tem romance, cenas ótimas de ação, história e uma boa comédia. Mas dizer que é tudo isso junto não classificaria esse anime... ele vai muito além disso.
Começando pelas cenas de ação. Melhor que ficar tentando descrever o quão interessante é aqueles primeiros 10s que já falei, está aqui em primeira mão:
(tradução)
"Eu sou uma flor? Uma borboleta?
Um ogro?
Miséria no mundo, violência é a resposta?
Traços de rubro tornam-se uma espada em mãos
Elogie meus esforços"
Já se sabe por ai que o anime possui um certo tom poético e delicado, até em cenas de lutas. Como por exemplo, é mostrado no vídeo acima: O ritual começa com as personagens recitando uma música em tom suave, enquanto a protagonista exorciza um demônio.
O conjunto de elementos belos mas ao mesmo tempo brutais, resulta em uma combinação muito interessante.
A música cantada pelas personagens inclusive não é por acaso, mas sim a base para fortalecer a magia delas e representa os laços de vida que possuem.
O enaltecimento poético não está só nas cenas de lutas, como na música acima, mas também em pensamentos da protagonista. Seus sentimentos são representados através de metáforas.

Cenas metaforizadas
Mas Otome Youkai não tem só cenas subjetivas, ricas em interpretação. A história do anime é um mistério que você só descobre nos últimos episódios, porque diante dos fatos não dá pra se concluir nada! Isso instiga questionamentos e desperta a curiosidade do espectador, que não terá seus sentimentos em vão: o final é bem interessante! Fora o romance, que é muito bem desenvolvido durante os episódios.

Screenshots




Comments